Salvador iniciou a operação assistida do segundo trecho de seu sistema BRT. Com sete quilômetros de extensão, o novo trecho vai beneficiar, por meio de viagens mais rápidas, a população de 15 bairros, com 460 mil habitantes no seu entorno. O WRI Brasil apoiou tecnicamente o planejamento da iniciativa da capital baiana.

A fase piloto está dividida em três etapas. A primeira, iniciada em 25 de abril, compreende a linha B4, entre a Estação Pituba e a Lapa. Em breve, começam a operar as linhas B5, entre a Rodoviária e a Lapa, e B6, ligando a Lapa ao aeroporto pela orla — essa por meio de um BRS, uma linha rápida de ônibus em que podem ser adotadas faixas prioritárias.

Os corredores BRT devem reduzir significativamente os tempos de viagem de quem utiliza o transporte coletivo. A projeção é que o trajeto mais longo, os 10 km da linha B5, serão percorridos em 16 minutos. Além de melhorar a qualidade de vida da população, as viagens mais rápidas representam um ganho de eficiência do serviço.

Apoio à qualificação e à descarbonização

mulher fala para grupo sobre planejamento operacional
WRI Brasil realizou workshop de alinhamento (foto: Diogo Pires Ferreira/Semob PMS)

No âmbito da TUMI Missão Ônibus Elétricos, o WRI Brasil tem oferecido apoio técnico a Salvador desde 2021 no planejamento da qualificação e descarbonização do transporte coletivo. Em 2022, apoiou o planejamento para a inauguração do primeiro corredor BRT da cidade, com ônibus elétricos, bem como a implantação de um eletroterminal para os BRT elétricos em 2023.

Para o novo trecho do BRT, o apoio do WRI Brasil incluiu a realização de um workshop, em abril, que reuniu atores para discutir e alinhar as atividades de preparação e gestão para o início da operação do trecho 2, assim como para a ampliação de sua atual frota de ônibus elétricos, que atualmente conta com oito veículos. A cidade possui metas e projetos de aumentar sua frota zero emissão, visando 100% de ônibus limpos até 2049.

Exemplo para outras cidades

Com essa inauguração, o BRT de Salvador segue como uma referência para outros sistemas de mobilidade urbana do Brasil. A cidade ainda é uma das poucas no Brasil com ônibus elétricos operando no BRT e infraestrutura de recarga implementada pelo poder público. Além disso, atrai visitas técnicas nacionais e internacionais de cidades que se inspiram nos projetos da capital baiana para qualificar seus serviços de transporte coletivo por ônibus.