Virginia Bergamaschi Tavares é Coordenadora de Eletromobilidade do WRI Brasil. Atua na gestão dos projetos relacionados à transição para um transporte coletivo limpo e de qualidade. Trabalha na elaboração de estudos de impactos ambientais, operacionais e econômicos e no apoio técnico a cidades na implementação de projetos de eletrificação. Também apoia as atividades do Grupo de Benchmarking QualiÔnibus.

No WRI Brasil, já atuou no desenvolvimento de modelos e aperfeiçoamento do SimBRT, na elaboração de critérios de avaliação de projetos de mobilidade urbana sustentável e na implementação e preparação para o início de operação de sistemas de transporte coletivo por ônibus. Também já desenvolveu projetos relacionados a qualidade do ar.

Antes de se juntar ao WRI Brasil, Virginia trabalhou no projeto de pesquisa intitulado “O uso do GPS no desenvolvimento de pesquisas de origem e destino”, no Laboratório de Sistemas de Transporte (LASTRAN) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Virginia formou-se em Engenharia Civil e é Mestre em Engenharia de Produção com ênfase em Sistemas de Transporte pela UFRGS.